quinta-feira, 4 de março de 2010

ESTEATOSE HEPÁTICA


- O que é?

Esteatose significa um acúmulo anormal de triglicerídeos dentro das células parenquimatosas. Normalmente ocorre no fígado por ele ser o principal órgão metabolizadoe de lipídios.

- Causas

Os ácidos graxos livres do tecido adiposo ou alimento ingerido normalmente são levados aos hepatócitos, onde são esterificados para triglicerídeos, convertidos em colesterol, ou oxidados a corpos cetônicos. A saída desses triglicerídeos dos hepatócitos requer associação a apoproteínas para formar lipoproteínas, as quais podem então percorrer a circulação. Se houver excesso de triglicerídeos no fígado, pode haver defeitos nessa sequência de eventos, desde a entrada dos ácidos graxos à saída das lipoproteínas.
Defeitos desse tipo podem ser causados por toxinas, desnutrição protéica, diabetes mellitus, obesidade, anóxia e abuso de álcool.

- Morfologia

Macroscópica: Pode ou não ser afetada. Se o acúmulo for progressivo, o órgão aumenta de tamanho e fica cada vez mais amarelo; em casos extremos, o fígado pode chegar a pesar de 3 a 6 kg e transforma-se em um órgão untuoso, mole e amarelo-brilhante.

Microscópica: Inicialmente é vista como vacúolos pequenos no citoplasma ao redor do núcleo. Ao passo que o processo avança, os vacúolos coalescem, criando espaços claros que deslocam o núcleo para a periferia da célula. Por vezes, células adjacentes se rompem e os glóbulos de gordura contidos coalescem, produzindo os chamados cristais gordurosos.

Fonte: Robbins Pathologic Basis of Diasease
Translation of the sixth English languague edition copyright.


Nenhum comentário:

Postar um comentário