domingo, 28 de março de 2010

FIBROMIALGIA

O QUE É?

É uma síndrome crônica caracterizada por queixa dolorosa difundida na musculatura esquelética e por pontos dolorosos presentes em determinadas regiões. Pode haver também fadiga crônica distúrbio do sono, rigidez muscular, parestesias, cefaléia, e alguns distúrbios psicológicos, em especial ansiedade e depressão. Doenças graves, traumas emocionais ou físicos e mudanças hormonais, podem agravar as manifestações dessa doença.

EPIDEMIOLOGIA:

Essa doença ocorre em 1 a 5% da população. Foi descrita uma tendência à agregação familiar, tendo sido proposto um padrão de herança autossômica dominante, com prevalência no sexo feminino (corresponde a 80% dos casos).

As manifestações tendem a ter início insidioso na vida adulta (entre 29 e 37 anos), no entanto, 25% dos casos referem apresentar os sintomas dolorosos desde a infância.

PATOGENIA:

A origem da fibromialgia está relacionada à interação de fatores genéticos, neuroendócrinos, psicológicos e distúrbios do sono.
Destaca-se nos processos infecciosos virais, sendo detectada em 29% dos pacientes com HIV.
Os distúrbios psicológicos como a ansiedade, depressão e estresse são secundários à condição crônica de dor, atuando sobre a mesma como fatores de retro-alimentação positiva.
Foram descritas alterações na microcirculação causando hipóxia de fibras; alterações metabólicas decorrentes da diminuição de oxigenação de músculos e tecido conjuntivo levariam a redução no teor energético do tecido muscular, o que poderia explicar a fadiga frente a esforços físicos. Dessa forma, esta fadiga seria devido à diminuição na capacidade de esforço das fibras musculares submetidas à hipóxia, resultando em espasmo muscular e dor.


Fonte: Escola de Massoterapia SOGAB
Apostila de Fisiopatologia II
Prof: Pablo Fabrício Flores Dias
Profª: Cíntia Schneider www.sogab.com.br

Postado por: Patrícia Emanuelle

Nenhum comentário:

Postar um comentário