sábado, 20 de março de 2010

HERANÇA MITOCONDRIAL E DISTÚRBIOS METABÓLICOS

O fato de o DNA mitocondrial ser de herança predominantemente materna constitui uma característica única. Por conseguinte, as mulheres transmitem este material genético para a sua progênie através do DNA contido nas mitocôndrias do ovócito.
Esse material genético é de importância fundamental o aparecimento de inúmeros distúrbios funcionais e metabólicos, como também, no processo de envelhecimento e doenças degenerativas crônicas.
O processo de replicação das mitocôndrias é praticamente independente da divisão celular, e à medida que elas se dividem pode haver mutações no DNA, condicionando o aparecimento de mitocôndrias com material genético deletério, que pode provocar distúrbios em órgãos dependentes da fosforização oxidativa.
As doenças associadas à herança mitocondrial são raras e geralmente afetam o sistema neuromuscular, como o mal de Alzheimer, Diabetes Melito e a Neuropatia Óptica Hereditária de Líber que provoca cegueira permanente ou temporária decorrente de lesões no nervo óptico.

BIBLIOGRAFIA:
Amabis, J. M; Marto, G. R. Biologia (Ensino médio). 2. Ed. São Paulo: Moderna, 2004.
Kumar, Abbas, Fausto. Patologia – Bases Patológicas das Doenças, 7° ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

Um comentário: