domingo, 4 de abril de 2010

Você sabia que a celulite é uma hidrolipodistrofia?

A celulite é uma afecção frequente, que atinge preferencialmente as mulheres e é causa de desconforto estético. Pode ser definida como uma alteração patológica da hipoderme (Lipodistrofia), com presença de edema (Hidro) e com função veno-linfática alterada.

Antes de entendermos a celulite, temos que nos ater a uma célula muito importante: o lipócito. O lipócito é uma célula que apresenta pequenos vacúolos que recebem o excesso de gordura da alimentação. Com a deposição de gordura, a células aumenta de tamanho pois os vacúolos cheios de gordura vão se aproximando um do outro e acabam se juntando, o que se reflete em um grande vacúolo que ocupa quase toda a célula.

Entre os lipócitos que ficam embaixo da pele correm vasos e existem fibras que separam os grupos de lipócitos. Nas mulheres essas fibras são finas e perpendiculares a pele, ligando-a ao tecido muscular mais profundo. Já nos homens as fibras são mais grossas e se ligam à musculatura de forma oblíqua. Quando ocorre acúmulo de gordura, este tecido se expande em direção à pele; mas quando há acúmulo de gordura no homem, as fibras resistem à expansão em direção à pele e dirigem o tecido gorduroso em direção à profundidade, evitando, assim, o aparecimento das irregularidades da celulite.
Esse aumento no tecido gorduroso comprime as veias e vasos linfáticos causando um edema (inchaço) que aumenta ainda mais o volume do tecido, agravando o processo da celulite. Sabe-se ainda que o hormônio feminino dirige mais gordura para regiões como o quadril e alteram as paredes das microveias, piorando as condições vasculares e, consequentemente, a celulite.

Os estágios da celulite vão desde o estágio 1, onde existe apenas um aumento no volume das células, com um pequeno edema, até os estágios mais avançados, quando ocorre uma completa desorganização do tecido gorduroso com aparecimento de nódulos e depressões.
Postado por: Patrícia

2 comentários:

  1. Muito boa a postagem. Para se evitar a celulite é importante fazer uma mudança nos hábitos alimentares e praticar de atividade física. prática de atividade física, que é muito importante e fundamental para o combate da celulite. A atividade física diminui a gordura corporal, aumenta a massa muscular, ajuda a acelerar o metabolismo, aumenta a disposição física e todos esses fatores são importantes no tratamento de combate ao surgimento e desenvolvimento da celulite.

    Ass: Pedro Antonione

    ResponderExcluir