domingo, 30 de janeiro de 2011

PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO CEARÁ

Segundo o Diário do Nordeste, a produção científica do Ceará cresceu 60% em um período de 4 anos, a partir de 2007, passando de 670 para 1050 publicações. Onde parte do conhecimento passou da teoria à prática, como ressalta o jornal.

Dentre as pesquisas, destacam-se o Transplante de fígado do Hospital Universitário Walter Candio – UFC; O Ovário artificial do curso de pós-graduação de Veterinária – UECE; Pesquisa sobre nanotecnologia do departamento de Física – UFC; Caprinos transgênicos – UECE e a membrana semipermeável em bebês prematuros – Unifor.

Ainda na matéria, fala-se do aumento do numero de Mestres formados, passando de 396 mestres titulados em 2001 a 946 em 2009, como também a criação de novos cursos de pós-graduação que possibilitam uma melhoria na qualidade de ensino e profissional. Possibilita também uma melhoria na qualidade de vida da população.

Hoje, “as três principais universidades do estado – Unifor, UFC e UECE- juntas têm 73 cursos de pós-graduação”, lato sensu e stricto sensu.

“O Ceará, também, está acima da média nacional em números de artigos publicados em revistas científicas internacionais indexadas entre 2007 e 2010. Enquanto no Brasil o índice de crescimento foi de aproximadamente 40%, o Ceará, neste mesmo período, cresceu 60%”.

REFERÊNCIA:

Diário do Nordeste. Fortaleza – CE. Domingo, 30 de janeiro de 2011. Pg. 16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário